Home > Blog > Diga "aah" e obtenha um diagnóstico na hora!

Notícia

Diga "aah" e obtenha um diagnóstico na hora!

Esse é o futuro da saúde?

Diga

Um algoritmo computadorizado alcançou 98% de precisão na previsão de diferentes doenças ao analisar a cor da língua humana. O sistema de imagem proposto, desenvolvido por pesquisadores iraquianos e australianos, conseguiu diagnosticar diabetes, derrame, anemia, asma, problemas hepáticos e gastrointestinais, COVID-19 e uma série de problemas vasculares.

Pesquisadores de engenharia da Middle Technical University (MTU), no Iraque, e da University of South Australia (UniSA) alcançaram esse avanço em uma série de experimentos nos quais usaram 5.260 imagens para treinar algoritmos de aprendizado através da cor da língua.

Dois hospitais universitários no Oriente Médio forneceram 60 imagens de línguas de pacientes com diversos problemas de saúde. O modelo de inteligência artificial (IA) foi capaz de associar a cor da língua à doença em quase todos os casos. O artigo — publicado na  Technologies — descreve como o sistema proposto analisa a cor da língua para fornecer diagnóstico imediato, confirmando que a IA é a chave para muitos avanços na medicina. O autor sênior, professor associado adjunto da MTU e da UniSA, Ali Al-Naji, diz que a IA está replicando uma prática de 2.000 anos amplamente usada na medicina tradicional chinesa: examinar a língua em busca de sinais de doença. “A cor, o formato e a espessura da língua podem revelar uma série de condições de saúde”, disse o professor assistente Al-Naji. “Normalmente, pessoas com diabetes têm uma língua amarela; pacientes com câncer, uma língua roxa com uma camada espessa e oleosa; e pacientes com derrame agudo apresentam uma língua vermelha de formato incomum. “Uma língua branca pode indicar anemia; pessoas com casos graves de COVID-19 provavelmente terão uma língua vermelho-escura; e uma língua de cor índigo ou violeta indica problemas vasculares e gastrointestinais ou asma.”

No estudo, câmeras colocadas a 20 centímetros de um paciente capturaram a cor da língua dele e o sistema de imagens previu sua condição de saúde em tempo real.

O coautor do estudo, professor Javaan Chahl, da UniSA, disse que, no futuro, um smartphone será usado para diagnosticar doenças dessa maneira. “Esses resultados confirmam que a análise computadorizada da língua é um método seguro, eficiente, fácil de usar e acessível para triagem de doenças, que respalda métodos modernos com uma prática centenária”, disse o Prof. Chahl.

Data

04/12/2025

Categoria

Notícia

Compartilhe