Dra. Ingrid Müller Ledra tem artigo publicado no Journal of Prosthodontics
Be Dental School | Univali

Dra. Ingrid Müller Ledra tem artigo publicado no Journal of Prosthodontics

Dra. Ingrid Müller Ledra tem artigo publicado no Journal of Prosthodontics

Professora é titular do curso de Especialização em Ortodontia da UniSociesc

22/07/2019 | Informativo

A Dra Ingrid Müller Ledra professora titular do curso de especialização em ortodontia da UniSociesc teve seu artigo “Maximum Bite Force of Edentulous Patients before and after Dental Implant Rehabilitation: Long‐Term Follow‐Up and Facial Type Influence” publicado na versão impressa do periódico Journal of Prosthodontics, edição 27, do mês de julho de 2018. 

A Dra Ingrid e demais autores desse artigo avaliaram a força de mordida e influência do padrão facial em pacientes reabilitados com próteses sobre implantes e acompanhados por um período de 3 a 5 anos. Dentre os objetivos desta pesquisa, os autores, testaram a hipótese nula de que não existe corelação entre a máxima força de mordida e padrão facial em pacientes reabilitados com prótese sobre implantes. E que não existe corelação entre máxima foça de mordida e lado dominante da mastigação.

Foram avaliados 24 pacientes com um acompanhamento de pós reabilitação de 3 a 5 anos. Por meio de teleradiografias foi definido o padrão facial de cada paciente (face curta – braquicefálico, face média - mesocefálico e face longa – dolicocefálico). A força de mordida foi medida entre os primeiros molares no lado direito e esquerdo da arcada com um gnatidinamometro digital. O lado dominante da mastigação foi avaliado por meio de questionamento aos pacientes. Todos os pacientes foram testados e radiografados em 3 tempos; T0 - pré reabilitação, T1 - imediato após reabilitação, T2 - 3 a 5 anos pós reabilitação.

Após avaliação dos resultados e análise estatística os autores concluíram que houve aumento significativo na força de mordida dos pacientes reabilitados com prótese sobre implantes e a força teve tendência a aumentar com o passar dos anos. Observaram também que não houve relação estatisticamente significante entre a força máxima de mordida, o padrão facial e o lado dominante da mastigação.

Os achados da nossa professora vão ao encontro da literatura científica que relata que pacientes reabilitados com prótese sobre implantes tem uma força de mordida maior que pacientes edêntulos ou reabilitados com próteses muco suportadas.

Muito autores já tentaram relacionar força de mordida e padrão facial. Aparentemente, o padrão facial está relacionado a força e volume dos músculos que envolvem a face, principalmente o músculo masséter, indicando que pessoas com masséter mais fino tendem a ter um padrão facial mais longo e pessoas com o músculo masséter mais grosso um padrão facial mais curto. No entanto, estudos sobre esse tema merecem nossa atenção e devem ser pesquisados mais profundamente.

Nós da UniSociesc prezamos pelo conhecimento e qualidade científica de nossos alunos e professores, muito nos orgulha saber que trabalhos como este são publicados em periódicos de extrema relevância no meio odontológico. Para maiores detalhes do artigo da nossa professora favor acessar o site: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jopr.12544

Compartilhe este artigo:

Leia também

Be Dental School: Excelência em Cursos de Pós-graduação e Aperfeiçoamento em Odontologia

28/03/2024 | Informativo

Aprenda com Profissionais Qualificados e Atendimento Prático

Leia Mais

Univali inaugura Clínica de Odontologia no Campus Kobrasol

08/03/2024 | Novidade

Espaço será sede dos cursos de pós-graduação ofertados em parceria com a Be.dental School

Leia Mais

Diferenciais da Especialização de Implantodontia na Be Dental School

01/03/2024 | Informativo

Elevando a sua prática odontológica para o próximo nível com excelência clínica e inovação tecnológica na Especialização de Implantodontia da Be Dental School.

Leia Mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar oferta de cursos e serviços e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.