Preparos dentais em prótese fixa

Você sabe a importância do preparo correto para cada tipo de prótese?
27/01/2025 | Informativo
A prótese fixa é uma das mais importantes modalidades de reabilitação protética, cujo objetivo é restaurar a estética e a função dos dentes danificados ou ausentes, seguindo princípios biomecânicos que garantem a longevidade e o sucesso clínico da intervenção. Além disso, o tipo de estratégia restauradora adotada exige que o preparo dentário observe determinados princípios e peculiaridades. Princípios mecânicos, biológicos e estéticos são fundamentais para a correta indicação e execução do preparo. Assim, busca-se preservar a estrutura dental, garantir retenção e resistência, assegurar a durabilidade da restauração, manter a integridade marginal e preservar o periodonto. Portanto, para que o cirurgião-dentista obtenha êxito no tratamento reabilitador, é necessário seguir um protocolo criterioso durante a realização do preparo dental.
As lentes, facetas e coroas totais em cerâmica são as principais representantes das restaurações estéticas indiretas. A seguir vou citar as quantidades de desgaste dental: As lentes de contato apresentam a menor espessura, variando entre 0,2 a 0,5 mm. Desse modo, exigem um menor desgaste da estrutura dental e são indicadas para pequenas correções. Nos casos em que há necessidade de mascarar cor ou alterar significativamente a forma, são necessários preparos mais invasivos. As facetas necessitam de maior desgaste, se comparadas às lentes. Têm espessura entre 0,6 a 1,2 mm e têm sido indicadas para restabelecimento estético e funcional de dentes com alteração de cor, forma e posição, fechamento de diastemas, abrasões incisais e erosão dental. As coroas totais, ao contrário dos laminados cerâmicos, que recobrem apenas a superfície vestibular, recobrem o elemento dentário em sua totalidade. É a opção menos conservadora, visto que exige maior desgaste de estrutura sadia, chegando à espessura de 2 mm. Estão indicadas nos casos em que o comprometimento da estrutura dental é mais pronunciado e em substituição a outros tratamentos reabilitadores. Em qualquer procedimento restaurador e/ou reabilitador, seja pela técnica direta ou indireta, é fundamental a atenção a parâmetros periodontais quanto ao respeito à anatomia do periodonto, respeitando os tecidos da Zona de Transição e as características do fenótipo periodontal do paciente, além de aspectos técnicos de execução que não geram dificuldade de higienização e consequente acúmulo de biofilme bacteriano.
Se este tema também despertou seu interesse e você quer obter a excelência nesta área da Odontologia, aproveite esta dica da Be Dental School | Univali.
Acesse aqui: Aperfeiçoamento em Prótese Dentária. Esperamos por você!
Profa. Dra. Patrícia Marques - CRO/SC 5889
Doutora, Mestre e Especialista em Prótese Dentária
Referências:
1.QUEIROZ, A. C. da S.; GOMES, R. de L.; BARREIRA, A. K.; RODRIGUES, G. M. de F.; FIGUEIREDO, V. M. G. de. Preparos Dentais em Prótese Fixa: Revisão Integrativa da Literatura e Protocolo para Preparo. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 731–738, 2021. DOI: 10.21270/archi.v11i4.5266.
2. IZÁLIA DA SILVA, L. I. M. A. et al. CAPÍTULO 14 CONSIDERAÇÕES PERIODONTAIS PARA AS REABILITAÇÕES ESTÉTICAS: REVISÃO DE LITERATURA. Tecnologia, trabalho e pesquisa na promoção da saúde, p. 263.
Compartilhe este artigo:
Leia também
Parceria entre Univali e Be Dental School completa um ano no campus Kobrasol
28/02/2025 | Informativo
Mais de 500 pacientes foram atendidos na Clínica de Odontologia por meio dos cursos de pós-graduação
Leia MaisNovas Tecnologias no Diagnóstico e Tratamento Ortodôntico
31/12/2024 | Informativo
Como as novas tecnologias podem facilitar o tratamento e tornar o diagnostico mais preciso
Leia Mais